Tecnologia Z-Wave




UNIVERSO Z-WAVE


Z-Wave é um protocolo de comunicação sem fio projetado para controlar remotamente aparelhos e equipamentos em residências, prédios corporativos e residenciais, comerciais, escolas, dentre outras edificações com focos em: economia, gestão (energia, segurança), sofisticação (áudio/vídeo, iluminação, climatização) de forma simples e elaborada. Pode ser usado com sistemas de iluminação, controle de acesso, controle de cortinas e persianas, medição de energia, climatização, sistemas de entretenimento e eletrodomésticos, dentre outras aplicações em domótica. Z-Wave é um protocolo Wireless em rede mesh, usando faixa de frequência Subgiga, inferior a 1Ghz.

Faixas de frequência mais usadas mundialmente.

EUA 908,4Mhz: utilizado em mais de 25 países,.

EU 868,4 Mhz utilizado em mais de 35 países da comunidade europeia

AU 921,4Mhz Austrália, Brasil, Nova Zelândia, Peru e El Salvador, Chile, Uruguay, e atualmente o Paraguay.

Vale ressaltar que “nossa” faixa de frequência já se inicia a despontar como consumidor relevante, já que Hong Kong (China) entrou na faixa por nós usada, ampliando em futuro próximo a disponibilidade de dispositivos.

Os mercados EU e EUA de longe são os que mais estão adaptados a essa tecnologia, tendo a população já adaptada ao sistema como qualquer sistema elétrico convencional, nos demais países em desenvolvimento ainda carecem de informações sobre o sistema Z-Wave que é extremamente simples, mais simples que os sistemas wi-fi já tão difundidos.



COMO FUNCIONA

O Z-Wave não é protocolo “fechado”, permitindo a integração com outros protocolos ou sistemas tradicionais nomeadamente de segurança, vigilância, climatização, energia, multimédia, entre outros.

O Z-Wave disponibiliza aos integradores profissionais de domótica, as funcionalidades mais populares que o mercado pede, com hardware e software à altura para o controle inteligente de edifícios, monitomento de consumos e integração com energias alternativas solares por ex.. Software de gestão, acessível em qualquer lugar por qualquer computador, smartphone ou tablet, permite ao profissional oferecer com confiança uma solução de vanguarda e que realmente faça diferença na utilização pelo cliente.

A versatilidade Z-Wave com resposta em todas as situações, permite ao integrador, outrora muito focado no mercado da construção nova, a prospeção no parque instalado. Sendo que qualquer habitação ou edifício poderá ser potencial mercado Z-Wave.

Estão disponíveis cerca de 1.000 produtos Z-Wave de fabricantes conhecidos e nos quais os clientes confiam. É um protocolo de automação em domótica com maior desenvoltura nos dias atuais, certificado em média em, único ano cerca de 200 novos produtos.

Argumentos Z-Wave:
Simplicidade: Qualquer equipamento elétrico é passível de ser controlado por Z-Wave, simplesmente ligue o aparelho a um módulo Z-Wave adequado.
Modularidade: Z-Wave tanto funciona com 2 ou 200 equipamentos, novos dispositivos podem ser adicionados a qualquer momento. Controlar por Z-Wave um único equipamento, uma divisão, um simples ambiente ou o edifício inteiro de acordo com as necessidades.
Econômico: Ao contrário de protocolos que exigem infra-estrutura prévia como tubulações e cabos especiais, o Z-Wave é de baixíssimo custo em infraestrutora, muitas das vezes este custo é zero, possível ser instalado por qualquer pessoa minimamente qualificada.
Poderoso: A rede “mesh” tem como carcteristicas monitorar em tempo real o estado de qualquer aparelho ou dispositivo. Confirma as ordens enviadas aos dispositivos e atualiza o seu estado na rede Z-Wave, no caso de acionamento direto no interruptor ou chave o mesmo é informado sobre seu estado (ligado ou desligado) além de informações de consumo de energia!
Versatilidade: Este protocolo pode ser adicionado a praticamente qualquer dispositivo elétrico de uma edificação das mais simples as mais complexas, permitindo o controle e monitoramento, tanto em local quanto remotamente.
Inteligência: Após a inclusão de atuadores e sensores Z-Wave em um ambiente, atua-se  nos equipamentos elétricos (iluminação, ar condicionado, aquecimento, dentre outros, proporcionando consumo criterioso de recursos, além da sofisticação do ambiente, mantendo-o sempre seguro, eficiente e sofisticado. Obter informação entre os vários dispositivos para criar cenários facilitadores de tarefas triviais, de conservação energática, segurança e lazer.

Fatos importantes acerca do Z-Wave:
Mais de 700 produtos Z-Wave certificados com mais de 12 milhões de equipamentos Z-Wave instalados em todo o mundo;
Majoritariamente usado em residências mas cada vez mais utilizador em edifícios de serviços . Centenas de hotéis estão equipados com Z-Wave sendo o expoente máximo desta tecnologia o hotel Wynn em Las Vegas, Nevada, com mais de 65000 dispositivos instalados;
O protocolo Z-Wave é ativamente suportado por 160 fabrivantes e provedores de serviço em todo o mundo;
Desenhado especificamente para ações de controle, monitoramento e verificação de estado, sem interferências do Wi-Fi, telefone sem fio dentre outros dispositivos que operam em 2.4Ghz.




BEM VINDO AO NOVO UNIVERSO!


Bem vindo ao verdadeiro universo da automação, onde infinitas possibilidades lhe serão ofertadas, a custos verdadeiramente acessíveis sem abrir mão da altíssima qualidade, tanto em materiais aplicados, quanto na mão de obra.

A JLQ automação não mede esforços para manter e promover sempre a atualização de seus funcionários e colaboradores no intuito de prestar sempre o melhor serviço a custos acessíveis.


Z-WaveAlliance


A interoperabilidade entre fabricantes é exigida pela entidade reguladora Z-Wave, a Z-Wave Alliance (www.z-wavealliance.org), permitindo aos produtores a especialização e garantindo ao utilizador a compatibilidade entre marcas. Desta forma o consumidor não está preso a uma marca ou o proprietário, podendo escolher a melhor e mais atual solução para o seu sistema.






Z-WavePlus


O Z-Wave Plus™ consiste num novo programa de certificação, especialmente desenhado para que os utilizadores consigam identificar facilmente os produtos Plus na obtenção de novos recursos de controle a nova geração de hardware Z-Wave (500 series ou 5th generation).

As soluções certificadas Z-Wave Plus apresentam um conjunto de características otimizadas que potencializam a experiência de utilização pelo cliente final e tornam o sistema Z-Wave ainda mais rápido e robusto com a mesma facilidade na instalação.

O sistema Z-Wave tem liderado o mercado da domótica, especificamente no que concerne a interoperabilidade entre produtos, desde a primeira certificação de um produto Z-Wave em 2004. Com a nova geração Z-Wave 500 series o sistema vê o seu ecossistema ser ampliado com novas capacidades técnicas maior alcance, maior longevidade das baterias, atualizações “over the air” (OTA), canais de rádio adicionais e outras, sempre garantido a compatibilidade com os produtos Z-Wave já existentes.

Para os consumidores, proprietários, integradores e provedores de serviço, estes avanços oferecem diversoss benefícios, quer em termos da instalação que se torna mais fácil e rápida, quer em termos da utilização com mais funcionalidades, longevidade das baterias e recuperação automática agilizada em caso de falha.

Características:

  • • 50% de melhorias na durabilidade das baterias;
  • •• 67% de incremento no alcance até 50m entre paredes e 70m sem obstáculos em raio (todas as direções).
  • •• 250% de maior largura de banda, mais informação (temperatura, luminosidade, consumo de energia e as grandezas a ela atribuídas, umidade e muito mais).
  • • 3 Canais para melhorias na imunidade a ruídos e largura de banda.
  • • Auto reparação de rede, maior tolerância a falhas.
  • •• Processo de inclusão na rede, mais amplo e de forma plug and play;
  • •• Atualizações de firmware OTA (over the air) por rádio frequência;
  • • A certificação exige melhor informação de produto de forma a constituir uma base de dados tecnológica mais eficiente.